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quinta-feira, 5 de abril de 2012

PROJETO BOAS MANEIRAS

PROJETO BOAS MANEIRAS NA ESCOLA
Serviço de Supervisão / 2012

OBJETIVOS:
·        Identificar ações que auxiliam ou prejudicam a convivência entre colegas e professores.
·         Exercitar boas maneiras na relação em grupo para uma convivência harmoniosa.
PÚLICO-ALVO: 2º e 3º ano
DESENVOLVIMENTO
1)    Exibir o vídeo Turma da Mônica em - Boas maneiras, disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8
1)   Explorar o vídeo, questionando aos alunos:
a)   O que acharam do vídeo?
b)    Por que os pais do Cebolinha e da Mônica indicaram aula de boas maneiras às crianças?
c)    O que vocês acharam da atitude das crianças durante a aula?
d)   Vocês concordam que é importante termos regras para que haja uma boa convivência em grupo?
2)    O professor deverá discutir com as crianças o que consideram boas maneiras para uma boa convivência em grupo na sala de aula. Pedir aos alunos que relatem acontecimentos ou situações em que os colegas ou professores agiram com boas maneiras e outros acontecimentos em que as crianças ou mesmo os professores não tenham utilizado boas maneiras na sala de aula.
3)    Pedir às crianças que listem palavras que representem atitudes boas e ruins manifestadas por colegas e/ou professores na escola.
4)   O professor  ou os próprios alunos deverão escrever essas palavras em fichas de papel cartão ou cartolina e, posteriormente, fazer uma exposição das mesmas na lousa de forma que fiquem visíveis aos  alunos. Caso as crianças encontrem dificuldade em externar as palavras, sugerem-se as seguintes: agradecer, perdoar, gostar, proteger, bater, maltratar, brigar, xingar, prejudicar, incomodar, dentre outras.
5)    Solicitar aos alunos que leiam e identifiquem se aquela palavra refere-se a atitudes certas ou erradas para uma convivência harmoniosa.
6)    Organizar as palavras em colunas lado a lado.
7)    Cada criança deverá escolher quatro palavras: duas de cada coluna e escrever frases contendo as mesmas.
8)   Fazer uma ilustração referente às frases produzidas.
Alunos e alunas, na última aula conversarmos sobre o que facilita e o que prejudica uma boa convivência em grupo. Agora, que tal se vocês respondessem algumas perguntas para completar um caça-palavras? Utilize as palavras do quadro abaixo para completar as frases.
E S C U T A R                                              B A T E R
M A L T R A T A                                         AGRADECER                                 
B R I G A S                                                  PERDOAR
X I N G A R                                                 GOSTAR
P R E J U D I C A R                                    PROTEGE
I N C O M O D A R

1)Um aluno educado deverá ________________________ a professora quando ela fala.
2) Quando uma criança recebe um elogio ela precisa _____________________________.
3) Se um colega fizer algo que o deixa triste você deve conversar com ele e ___________________________________________________
4) Toda criança deve __________________________________de seus amigos.
5) Um amigo sempre ____________________________________________o outro
.
6) Se você ____________________________________ no colega ele fica muito triste
7) Quando você _________________________________ seus colegas eles deixam de ser seus amigos
8 )Não resolvemos problemas através de _______________________________________
9) )Uma criança educada não deve _________________________________seus colegas de nomes feios
10)Atrapalhar seu colega a fazer tarefas pode _______________________________ sua aprendizagem
11) Se você falar muito alto ou gritar na sala você poderá ______________________seus colegas
e professora.


ESCUTARFGHJUOPIOYTRCXDE
ASDFGHJAGRADECEDTRETHBC
ASDFGHJAOTEGEBMPERDOARM
VBVFREWQZAERFGOSTARGTYU
DFGHJAVPROTEGEDFGHJAVBN
JAVPROTEMHUTYBATERLÇPOI
FGTYUIOPMALTRATAERTYUIO
CBAOTEGEBMPERDOVBRIGAST
ASDZAERFGOSTARGXINGARDJ
OTEGEBMPERDODHYTREWSDGT
ZAERFGOSTARGEJUDICARDGT
QSADFGHJKLMBVAINCOMODAR

1)   Assistir ao Vídeo Convivência, disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=u5651tdwyXo&feature=fvw

1)   Explorar o vídeo com as crianças: Qual é o tema do vídeo? Do que o vídeo trata? O que os pássaros estavam fazendo? Qual a reação dos pássaros menores quando o pássaro maior se comunicou com eles? O que aconteceu depois disso? O que vocês acharam da atitude dos pássaros menores?
2)    Solicitar aos alunos que imaginem que o pássaro grande é a professora  e os demais pássaros são os alunos. Dividir o grupo em dois sub-grupos:

3)   Grupo A: Recordar/ retomar situações ou vivências de sala de aula em que o professor  tenha vivido e que sejam semelhantes ao que o pássaro grande viveu no vídeo. Escrever essas situações em cartaz para posterior discussão.
Grupo B: Recordar/ retomar situações ou vivências de sala de aula em que os  alunos  tenham vivido semelhantes ao que os pássaros pequenos experimentaram no vídeo. Escrever essas situações em cartaz para posterior discussão.
4)    Cada grupo apresentará a sua produção e em seguida o professor  deverá propor busca de estratégias mais harmoniosas para uma boa convivência em grupo.

RECURSOS COMPLEMENTARES
·        Turma da Mônica em - Boas maneiras, disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8
·        Vídeo: Convivência, disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=u5651tdwyXo&feature=fvw
AVALIAÇÃO
5)   Avaliação :
Participação individual e grupal nas atividades propostas. De que forma a atividade contribuiu para melhorar a minha convivência em grupo? Tenho respeitado as idéias expressas pelos  colegas e professores  na convivência em grupo?  Envolvimento e participação dos alunos nas discussões e produções. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade do aluno  de identificar e modificar suas posturas em diferentes situações em sala de aula.





PROJETO A ARTE DE CONVIVER

NESTA SEMANA COMEÇAMOS O PROJETO A ARTE DE CONVIVER COM OS ALUNOS DO 3º ANO . O PROJETO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR  SOBRE A CONVIVÊNCIA NA SALA DE AULA E EM DIVERSAS OUTRAS SITUAÇÕES. O PROJETO DURARÁ MAIS OU MENOS UNS SEIS MESES.
VEJAM COMO ESTÁ FICANDO LEGAL...

PLANO DE EXECUÇÃO

QUESTIONAMENTO COM OS ALUNOS : O QUE PRECISAM PARA VIVER BEM COM AS PESSOAS. O QUE PODERIAM FAZER PARA AJUDAR OS COLEGAS A VIVEREM MAIS FELIZES NA SALA DE AULA.
LOGO EM SEGUIDA FOI APRESENTADO A HISTÓRIA DO SR.PALHA PARA TRABALHAR O TEMA AMIZADE





PÁSCOA

PÁSCOA É VIDA
PÁSCOA É PAZ
PÁSCOA É AMOR
CELEBRE A VIDA COM MUITA PAZ
E MUITO AMOR NO CORAÇÃO.




Alunos do Pre de 4 anos

Vejam que coisinhas mais fofas ....



Como são abençoados e inocentes!!!!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto HORA DA LEITURA NA ESCOLA

INTRODUÇÃO
     A leitura é uma prática social que envolve atitudes, gestos e habilidades que são mobilizados pelo leitor, tanto no ato de leitura propriamente dito, como no ato que antecede a leitura e no que dela decorre. Assim, o sujeito demonstra conhecimentos de leitura quando sabe a função de um jorna, quando se informa pelo que tem sido publicado , quando localiza pontos a acesso público e privados textos impressos ( biblioteca ), quando identifica pontos de encontros de livros ( livrarias , bancas ). Dizendo de outra forma depois que um leitor realiza a leitura, s textos que leu vão dominar suas escolhas de leitura.

JUSTIFICATIVA
      É função social da escola agregar valores aos seus profissionais e alunos para que sejam cidadãos felizes, ativos e transformadores das comunidades onde vivem. Com mudanças profundas que estão ocorrendo no mundo, a atualização do homem passou a ser a sua principal prioridade. Daí a necessidade de investir no "talentos humanos" buscando comprometimento, competência para agir   , habilidade para gerar ação, confiança, parceria, reciprocidade, felicidade.
        Precisamos organizar movimentos de busca ou encontro com o nosso cidadão infanto-juvenil. E esse projeto propõe ultrapassar os muros da Escola propiciando a descolarização da leitura como ferramenta indispensável a cidadania e aos valores morais.


OBJETIVO GERAL: otimizar o domínio da leitura como principal ferramenta para adquirir e aprimorar o conhecimento e cultura de nossos alunos resgatando os valores e propiciando a ampliação e descolarização de seu uso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Criar um espaço real de leitura
Ampliar as oportunidades de leitura
Estabelecer parcerias
Tornar o hábito de trabalho em grupo
Envolver a escola num movimento pró-cultura da leitura
Exercitar a escrita, aproveitando as oportunidades reais de registro
Realizar oficinas de leitura.

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO

1) TODOS OS DIAS NA ESCOLA HAVERÁ HORA DA LEITURA ENVOLVENDO TODO TURNO.

2) O PROFESSOR RECEBERÁ LIVROS PARA FAZER A LEITURA PARA OS ALUNOS E FARÃO AS ATIVIDADES RELACIONADAS APÓS CADA LEITURA.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES
* RECONTO COM GRAVAÇÃO PARA APRESENTAR PARA OUTRA TURMA.

* ESCREVER UMA FRASE NO CADERNO OU PARA EXPOR NO MURAL.
* ILUSTRAÇÃO

* PEQUENOS FICHAMENTOS
* RELATÓRIOS
* REDAÇÃO
* FANTOCHES
* SARAU DE POESIAS
* ENTEVISTAS
* CONFECÇÃO DE CARTAZES

ESTA LEITURA PODE SER REALIZADA EM LUGARES DIFERENTES COMO:

-PÁTIO DA ESCOLA
- EMBAIXO DE UMA ÁRVORE
- NA PRAÇA MAIS PRÓXIMA

RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS: será envolvida neste trabalho toda a escola e o professor será o mediador de seu aluno.
-Livros cartazes, mural, fotos e filmagens.

AVALIAÇÃO:
- DIÁRIA E COM OBSERVAÇÃO DOS TRABALHOS
- NOITE LITERÁRIA, COM DATA A SER MARCADA PARA DEZEMBRO, ENVOLVENDO TODA ESCOLA. AS ATIVIDADES SERÃO A CARGO DAS PROFESSORAS.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

CLIP - SÓLIDOS GEOMÉTRICOS 4º ANO D. KÉSIA


TRABALHANDO O EIXO ESPAÇO E FORMA, COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR ELEMENTOS DA GEOMETRIA EM PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, OS ALUNOS DO 4º ANO DA PROFESSORA KÉSIA, CONFECCIONARAM VÁRIOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E FIZERAM UMA BELA EXPOSIÇÃO DE SEUS TRABALHOS NA SALA DE AULA.