PROJETO BOAS MANEIRAS NA ESCOLA
Serviço de Supervisão / 2012
OBJETIVOS:
· Identificar ações que auxiliam ou prejudicam a convivência entre colegas e professores.
· Exercitar boas maneiras na relação em grupo para uma convivência harmoniosa.
PÚLICO-ALVO: 2º e 3º ano
DESENVOLVIMENTO
1) Exibir o vídeo Turma da Mônica em - Boas maneiras, disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8
1) Explorar o vídeo, questionando aos alunos:
a) O que acharam do vídeo?
b) Por que os pais do Cebolinha e da Mônica indicaram aula de boas maneiras às crianças?
c) O que vocês acharam da atitude das crianças durante a aula?
d) Vocês concordam que é importante termos regras para que haja uma boa convivência em grupo?
2) O professor deverá discutir com as crianças o que consideram boas maneiras para uma boa convivência em grupo na sala de aula. Pedir aos alunos que relatem acontecimentos ou situações em que os colegas ou professores agiram com boas maneiras e outros acontecimentos em que as crianças ou mesmo os professores não tenham utilizado boas maneiras na sala de aula.
3) Pedir às crianças que listem palavras que representem atitudes boas e ruins manifestadas por colegas e/ou professores na escola.
4) O professor ou os próprios alunos deverão escrever essas palavras em fichas de papel cartão ou cartolina e, posteriormente, fazer uma exposição das mesmas na lousa de forma que fiquem visíveis aos alunos. Caso as crianças encontrem dificuldade em externar as palavras, sugerem-se as seguintes: agradecer, perdoar, gostar, proteger, bater, maltratar, brigar, xingar, prejudicar, incomodar, dentre outras.
5) Solicitar aos alunos que leiam e identifiquem se aquela palavra refere-se a atitudes certas ou erradas para uma convivência harmoniosa.
6) Organizar as palavras em colunas lado a lado.
7) Cada criança deverá escolher quatro palavras: duas de cada coluna e escrever frases contendo as mesmas.
8) Fazer uma ilustração referente às frases produzidas.
E S C U T A R B A T E R
M A L T R A T A AGRADECER
B R I G A S PERDOAR
X I N G A R GOSTAR
P R E J U D I C A R PROTEGE
I N C O M O D A R
M A L T R A T A AGRADECER
B R I G A S PERDOAR
X I N G A R GOSTAR
P R E J U D I C A R PROTEGE
I N C O M O D A R
1)Um aluno educado deverá ________________________ a professora quando ela fala.
2) Quando uma criança recebe um elogio ela precisa _____________________________.
3) Se um colega fizer algo que o deixa triste você deve conversar com ele e ___________________________________________________
4) Toda criança deve __________________________________de seus amigos.
5) Um amigo sempre ____________________________________________o outro.
6) Se você ____________________________________ no colega ele fica muito triste
7) Quando você _________________________________ seus colegas eles deixam de ser seus amigos
8 )Não resolvemos problemas através de _______________________________________
9) )Uma criança educada não deve _________________________________seus colegas de nomes feios
10)Atrapalhar seu colega a fazer tarefas pode _______________________________ sua aprendizagem
11) Se você falar muito alto ou gritar na sala você poderá ______________________seus colegas e professora.
2) Quando uma criança recebe um elogio ela precisa _____________________________.
3) Se um colega fizer algo que o deixa triste você deve conversar com ele e ___________________________________________________
4) Toda criança deve __________________________________de seus amigos.
5) Um amigo sempre ____________________________________________o outro.
6) Se você ____________________________________ no colega ele fica muito triste
7) Quando você _________________________________ seus colegas eles deixam de ser seus amigos
8 )Não resolvemos problemas através de _______________________________________
9) )Uma criança educada não deve _________________________________seus colegas de nomes feios
10)Atrapalhar seu colega a fazer tarefas pode _______________________________ sua aprendizagem
11) Se você falar muito alto ou gritar na sala você poderá ______________________seus colegas e professora.
E | S | C | U | T | A | R | F | G | H | J | U | O | P | I | O | Y | T | R | C | X | D | E |
A | S | D | F | G | H | J | A | G | R | A | D | E | C | E | D | T | R | E | T | H | B | C |
A | S | D | F | G | H | J | A | O | T | E | G | E | B | M | P | E | R | D | O | A | R | M |
V | B | V | F | R | E | W | Q | Z | A | E | R | F | G | O | S | T | A | R | G | T | Y | U |
D | F | G | H | J | A | V | P | R | O | T | E | G | E | D | F | G | H | J | A | V | B | N |
J | A | V | P | R | O | T | E | M | H | U | T | Y | B | A | T | E | R | L | Ç | P | O | I |
F | G | T | Y | U | I | O | P | M | A | L | T | R | A | T | A | E | R | T | Y | U | I | O |
C | B | A | O | T | E | G | E | B | M | P | E | R | D | O | V | B | R | I | G | A | S | T |
A | S | D | Z | A | E | R | F | G | O | S | T | A | R | G | X | I | N | G | A | R | D | J |
O | T | E | G | E | B | M | P | E | R | D | O | D | H | Y | T | R | E | W | S | D | G | T |
Z | A | E | R | F | G | O | S | T | A | R | G | E | J | U | D | I | C | A | R | D | G | T |
Q | S | A | D | F | G | H | J | K | L | M | B | V | A | I | N | C | O | M | O | D | A | R |
1) Assistir ao Vídeo Convivência, disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=u5651tdwyXo&feature=fvw
1) Explorar o vídeo com as crianças: Qual é o tema do vídeo? Do que o vídeo trata? O que os pássaros estavam fazendo? Qual a reação dos pássaros menores quando o pássaro maior se comunicou com eles? O que aconteceu depois disso? O que vocês acharam da atitude dos pássaros menores?
2) Solicitar aos alunos que imaginem que o pássaro grande é a professora e os demais pássaros são os alunos. Dividir o grupo em dois sub-grupos:
3) Grupo A: Recordar/ retomar situações ou vivências de sala de aula em que o professor tenha vivido e que sejam semelhantes ao que o pássaro grande viveu no vídeo. Escrever essas situações em cartaz para posterior discussão.
Grupo B: Recordar/ retomar situações ou vivências de sala de aula em que os alunos tenham vivido semelhantes ao que os pássaros pequenos experimentaram no vídeo. Escrever essas situações em cartaz para posterior discussão.
Grupo B: Recordar/ retomar situações ou vivências de sala de aula em que os alunos tenham vivido semelhantes ao que os pássaros pequenos experimentaram no vídeo. Escrever essas situações em cartaz para posterior discussão.
4) Cada grupo apresentará a sua produção e em seguida o professor deverá propor busca de estratégias mais harmoniosas para uma boa convivência em grupo.
RECURSOS COMPLEMENTARES
· Vídeo: Convivência, disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=u5651tdwyXo&feature=fvw
AVALIAÇÃO
5) Avaliação :
Participação individual e grupal nas atividades propostas. De que forma a atividade contribuiu para melhorar a minha convivência em grupo? Tenho respeitado as idéias expressas pelos colegas e professores na convivência em grupo? Envolvimento e participação dos alunos nas discussões e produções. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade do aluno de identificar e modificar suas posturas em diferentes situações em sala de aula.
Participação individual e grupal nas atividades propostas. De que forma a atividade contribuiu para melhorar a minha convivência em grupo? Tenho respeitado as idéias expressas pelos colegas e professores na convivência em grupo? Envolvimento e participação dos alunos nas discussões e produções. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade do aluno de identificar e modificar suas posturas em diferentes situações em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário